terça-feira, 20 de maio de 2008

FATOS & BOATOS

Cariri bem mais pobre
É isso, a região do Cariri é hoje uma das regiões mais pobres, politicamente falando. Sua representação no cenário administrativo do estado é uma lástima. Os deputados são nulidades ausentes e inexpressivas, tanto no panorama estadual como federal. Esse empobrecimento é fruto de uma falta de politização do povo eleitor. É crescente e está virando cultura o “votar em gente de fora”, isso porque os políticos locais não têm cumprido seus papeis. Quem já viu Manoel Salviano, Arnon Bezerra, Vasques Landin na imprensa defendendo uma causa ou obra social? Vivem das tais emendas e verbas parlamentares que ninguém sabe quantas são, para aonde vão e quais suas comissões nas maracutais.
Reverter esse quadro é impossível, visto que eles próprios não fazem nada nesse sentido.

As potencialidades
O Cariri tem 32 municípios e cerca de 600 mil eleitores que direcionados homogeneamente para um sentido único, elegeria no mínimo, 10 deputados estaduais e 6 deputados federais. Só que as lideranças, vereadores e prefeitos não pensam assim, cada um quer trilhar caminhos opostos. Porque os deputados Salviano e Arnon trabalham para ter votos pingados em todo o Estado, mas não investem na educação eleitoral do povo do Cariri.

A Polícia deve ler a história
A polícia do Ceará, terra onde vivemos, precisa ler a história do Brasil e se deter na página Rio de Janeiro nos anos 1960, período em que o jornalista Carlos Lacerda foi governador. Ele acabou com a bandidagem no Rio, e não foi, acabou mais ou menos, acabou mesmo.

Remanescentes
Ainda existem grupinhos de bairristas Crato-Juazeiro. Que são cegos e não querem ver que hoje as três cidades do triângulo Crajubar é um conurbado, igual as regiões metropolitanas das capitais. As três comunidades se completam, cada uma com suas características próprias trocando cultura e se misturando em suas atividades políticas e economias.

O valor da imprensa
Se a imprensa falar bem, não tem valor. Mas se falar mal e destruir reputações é um “deus nos acuda”. Mas nem todos os profissionais sabem desse conceito e por não saberem põem-se a mendigar merrecas de quem deveria saber o valor e a importância da palavra falada ou escrita.

Êxodo rural
Virou chavão, uma palavra usada, mas muita gente não atenta para seu significado. Por isso fazemos questão de explicar. Êxodo rural significada: a falta de alimentos, arroz, milho, feijão, carne, verduras, legumes e o leite das crianças. Pode não faltar imediatamente, mas terão seus preços fora do alcance do homem comum. Os primeiros alarmes estão aí com o exorbitante preço do arroz.

Despoluição
Aqui acolá ressurgem conversas e esperanças da despoluição do Rio Salgado, a partir da cidade do Crato até Aurora. Expectativa que já virou sonho impossível. Quem iria fazer isso? E por que? O Cariri não tem força política nem para conseguir as prioridades, vai ter para tratar as águas de um rio sem maiores interesses. Os deputados agregados, Salviano, Arnon e Vasques, ditos do Cariri, não têm força nem poder para nada. As poucas benesses que chegam ao Cariri ou vêm de Deus, como as chuvas ou trazidas por outros deputados, a exemplo ressente do deputado Guimarães na edificação da Faculdade de Ciências Agrárias.

1 comentário:

Unknown disse...

Como sempre,e sempre sendo aquele Luiz de outrora que um dia sonhou e hoje ver realizado um trabalho que muito embora feito com sacrificio nunca deixará de ser importante e gratificante quando se faz aquilo que realmente gostamos de fazer.Voce merece meu mestre.Um forte abraço e parabéns pelo o belo trabalho.Seu eterno aprendiz e admirador.: